escoteiro

Escotismo


Ramo Lobinho (7 à 10 anos)

escoteiro

A Alcatéia é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá. A Alcatéia Divide em equipes denominadas matilhas, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos.

 

clique na imagem abaixo para ver a posição dos distintivos na gandola

 gandola lobinho mini


Ramo Escoteiro (11 à 14 anos)

senior

O Ramo Escoteiro é voltado aos jovens de 11 a 14 anos de idade, de ambos os sexos. O programa educativo visa aumentar os conhecimentos e sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias à essa faixa de idade.

A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens.

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação e todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola que é carregado pelo seu monitor. Este é o responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha e é ajudado pelo sub-monitor. O Monitor é eleito pela sua Patrulha. A Patrulha pode fazer suas próprias atividades como excursões , acampamentos etc.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da antiga Tropa.

Clique na imagem abaixo para ver a posição dos distintivos na gandola

ramo escoteiro mini



Ramo Sênior (15 à 17 anos)

 

adulto A Tropa Sênior/Guia é voltada aos jovens de 15 a 17 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo visa oferecer maiores desafios e fazer com que os jovens adquiram novas habilidades para superar os obstáculos da vida.

A Tropa Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina) ou Tropa Sênior Mista é dividida em patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional.

Antes de completar 18 anos de idade, o sênior ou a guia é encaminhado para o Clã Pioneiro, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.

clique na imagem abaixo para ver a posição dos distintivos na gandola

ramo senior mini


Ramo Pioneiro (18 à 21 anos)

 

 

pioneiro

O Clã Pioneiro é voltado aos jovens de 18 a 21 anos incompletos, de ambos os sexos. O programa educativo dessa faixa etária visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira. O lema do pioneiro é SERVIR.

A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã Pioneiro. A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação. No Clã Pioneiro os jovens já se tornaram efetivamente adultos na sociedade e estão concluindo a formação dos seus valores e
princípios. Por isso, os pioneiros possuem um elevado grau de liberdade, trazendo consigo responsabilidade para, inclusive, programar suas próprias atividades, dentro e fora do Escotismo.

Dessa forma, os jovens dessa faixa etária, ao invés de possuírem um Chefe, são orientados por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira. Essas pessoas têm por objetivo instruir os jovens nos bons caminhos e só têm poder de deliberação em casos excepcionais. O ideal do programa educativo do Movimento Escoteiro é que o jovem que ingresse no Escotismo, independentemente da idade, permaneça até o final de sua vida pioneira, para que vivencie o máximo que o Movimento tem a oferecer.

clique na imagem abaixo para ver a posição dos distintivos na gandola

ramo senior mini


Adulto Voluntário (acima de 21 anos)

eugenionovaes 1045

 

O Escotismo conta com trabalho voluntário de adultos com mais de 18 anos, mesmo sem qualquer experiência anterior.

Geralmente os voluntários são pais e parentes dos escoteiros. Se você tem um filho (a) entre 07 e 21 anos, deseja participar ativamente de sua formação, e está interessado em colaborar com o progresso dos jovens, em um ambiente de alegria e cooperação, em atividades junto à natureza, você pode ajudar em uma das diversas atividades necessárias para o funcionamento desta estrutura educativa.

O adulto pode participar atuando em diferentes funções necessárias para o funcionamento de um Grupo Escoteiro. 

                  • Escotista – É o chefe escoteiro, sua atuação é direta com os jovens;
                  • Dirigente – Atua na administração e apoio de um Grupo Escoteiro;
                  • Especialista – Auxilia os jovens no desenvolvimento das especialidades;
                  • Coladorador – Atua nas diversas atividades em excursões e acampamentos;
                  • Divulgador – Atua na divulgação do movimento escoteiro;
                  • Formador – Atua na capacitação de adultos voluntários.
  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com