banner

QUER SER UM CHEFE ESCOTEIRO?


banner

 

 Como primeiras palavras de estímulo aos candidatos a Chefes Escoteiros, com prazer, contradigo o comum e errôneo conceito de que, para conseguir bons resultados na chefia, a gente precisa ser um “super-homem” ou um Dr. Sabe-tudo. Nada disso!

eugenionovaes 1045

É preciso ser, simplesmente, um adulto-criança, isto é:

1 – Deverá ter a mentalidade jovial e, como primeiro passo, ser capaz de se colocar num nível adequado aos jovens.

2 – Deverá compreender as necessidades, aspirações e desejos correspondentes às diversas idades dos jovens.

3 – Deverá ocupar-se mais de cada um individualmente em vez do conjunto.

4 – Ele, finalmente, deverá, para obter melhores resultados, criar um espírito de grupo entre os indivíduos.

O Chefe Escoteiro não deve agir nem como mestre-escola, nem como comandante militar, nem como líder religioso, nem como instrutor. A única coisa necessária é aptidão para gozar a vida ao ar livre, para participar das ambições da juventude e para encontrar outras pessoas que dêem a necessária orientação e instrução (quer seja sinalização ou desenho, quer seja estudo da natureza ou pioneirismo).

Ele precisa procurar substituir o “irmão mais velho”, isto é, ver as coisas pelo mesmo prisma que os jovens e conduzi-los e guiá-los entusiasticamente pelo caminho adequado. Como um verdadeiro irmão mais velho, ele deverá interpretar as tradições da Família Escoteira e fazê-las respeitar, mesmo que isto exija grande firmeza. É só isto! O Movimento é uma alegre fraternidade; mais alegre ainda porque no jogo do Escotismo você está realizando uma grande obra para os outros e combatendo o desenvolvimento do egoísmo.

Interessou? clique no botão abaixo e faça sua inscrição

 inscrevase vermelho

 

  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com