CRONOGRAMA
08:00 – 10:00 |
Técnicas de Sapa |
Ch. Alexandre |
Cultura Brasileira |
Ch. Julya |
|
10:00-12:00 |
Culinária |
Ch. Carol |
Primeiros Socorros |
Ch. Marcelo |
|
Video Game |
Ch. Udi |
|
12:00 – 13:00 |
ALMOÇO |
|
13:00 – 15:00 |
Pioneiria |
Ch. Alexandre |
Tradições |
Ch. Julya |
|
Astronomia |
Ch. Marcelo |
|
Leis |
Ch. Carol |
|
15:00 – 17:00 |
Investigação |
Ch. Carol |
Futebol |
Ch. Marcelo |
|
Oratória |
Ch. Udi |
|
História do Escotismo |
Ch. Peter |
Tarefas prévias |
Cultura Brasileira |
· Pesquisar sobre Aleijadinho |
· Identificar obras arquitetônicas de Brasília |
· Pesquisar o que foi a Semana da Arte Moderna |
Culinária |
· Fazer uma lista dos mantimentos com quantidades necessárias para uma refeição festiva para a Seção. |
· Explicar como conservar os alimentos conforme a temperatura ambiente. |
· Preparar um cardápio equilibrado para um acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a Patrulha. |
· Projetar a montagem da cozinha do canto da Patrulha em um acampamento, justificando os cuidados adotados para reduzir os riscos de incêndio |
Primeiros Socorros |
•. Explicar como proceder para dar o primeiro atendimento de socorro, acionar organismos de emergência e controlar e coordenar curiosos. Levar anotados ou decorados todos os números de emergência |
•.Organizar um estojo de primeiros socorros para uso na sede, em excursões ou acampamentos, conhecendo a utilização de cada item. Examinar as caixas de primeiros socorros do Grupo e saber identificar e utilizar cada um dos itens. |
•.Relatar como deves eguir as orientações da ficha médica dos companheiros de patrulha ou alcatéia. Estudar a ficha médica padronizada pela UEB para entender as informações contidas na mesma e informar os pontos mais importantes. |
Tarefas Extras: |
•.Montar uma enfermaria de acampamento com todos os itens necessários para prestar primeiros socorros. |
Video Game |
Jogar (de preferencia terminar (zerar)) um jogo de sua escolha, e fazer um relatório sobre o seu roteiro |
Estudar a evolução dos jogos |
Entender o sistema de classificação por faixa etária dos jogos |
Tradições |
Levar mapa do Brasil |
Pesquisar sobre tradições de cada região do pais e levar ao menos um exemplo de cada uma. |
Astronomia |
Quem comparecer à Instrução, demonstrar haver estudado o tema e for bem avaliado na participação da instrução, receberá a especialidade NÍVEL 1. |
Quem cumprir todas as 6 TAREFAS PRÉVIAS receberá Especialidade NIVEL 2. |
Quem cumprir as 5 TAREFAS EXTRAS receberá especialidade NÍVEL 3 |
*************************************************************** |
Tarefas Prévias: |
•.. Localizar no céu a Constelação do Cruzeiro do Sul, explicando de como usá-lo para se orientar no terreno. Deverá reconhecer a constelação no céu que será projetado. |
•.. Reconhecer e localizar três constelações associadas a figuras mitológicas apresentando-as resumidamente a sua Seção. Sugestões de estudo: Escorpião, Órion e Centauro. Deverá Reconhecer as constelações no Céu que será projetado. |
•.. Explicar os fenômenos das marés e dos eclipses. Apresentar texto de no máximo 1 página para cada um dos temas. |
•.. Construir e expor ante sua Seção um relógio de sol, explicando seu funcionamento. Construir e explicar ao grupo. |
•.. Dizer os nomes e a localização dos Centros de Lançamentos Espaciais no Brasil. Pesquisar e apresentar ao grupo. |
•.. Construir e apresentar a sua Seção o Modelo Astronômico do Sistema Solar. Construir e apresentar ao grupo. |
Tarefas Extras: |
9. Construir e apresentar a sua Seção uma luneta simples para observar o céu. |
10. Construir e apresentar a sua Seção um Planisfério Celeste adequando a sua localidade, demonstrando sua utilização em uma noite de acampamento. |
13. Organizar e apresentar a Seção uma palestra informativa sobre trabalhos relacionados com a navegação astronômica desenvolvidos a bordo de embarcações, incluindo a descrição e o funcionamento dos instrumentos e os princípios que norteiam a navegação astronômica. |
14. Participar de uma visita com exposição em um Planetário, apresentando a sua Seção um resumo das principais informações e curiosidades sobre o que foi apresentado. |
15. Demonstrar saber encontrar uma posição no mar por meio dos astros e marcá-la em uma carta náutica, ou efetuar uma medição do sol para determinação da latitude na passagem meridiana. |
Leis |
Fazer uma análise do Código de Defesa do Consumidor, realizando em sua vizinhança uma pesquisa sobre sua correta aplicação, no dia-a-dia |
Conhecer as cláusulas pétreas relacionadas pela Constituição Brasileira e explicar qual é a importância dessa garantia. |
Explicar sucintamente, abordando o conteúdo, os assuntos tratados e as finalidades dos seguintes diplomas legais: |
• Código Civil; |
• Código Penal; |
• Código Tributário; |
• Código Comercial; |
• CLT; |
• Código de Transito |
Investigação |
Apresentar cinco disfarces diferentes, sendo dois femininos e três masculinos |
Futebol |
Quem comparecer à Instrução, demonstrar haver estudado o tema e for bem avaliado na participação da instrução, receberá a especialidade NÍVEL 1. |
Quem cumprir todas as 4 TAREFAS PRÉVIAS receberá Especialidade NIVEL 2. |
Quem cumprir as 3 TAREFAS EXTRAS receberá especialidade NÍVEL 3 |
Tarefas Extras: |
•. Escrever uma breve biografia sobre um jogador de futebol que você considere relevante. Apresentar texto de no máximo 1 página sobre o jogador, sua carreira, títulos, curiosidades, etc |
•. Assistir a uma partida de futebol e explicar durante o jogo os nomes e funções das posições dos jogadores em quadra e em campo. Deverá aprender previamente o nome das posições e durante a instrução, em um vídeo, deverá comprovar ao instrutor ter este conhecimento. |
•. Demonstrar conhecer pelo menos três tipos de dribles e passes. Apresentar Texto de no máximo 1 página contendo a descrição/diagramação de 3 tipos de passes e 3 tipos de dribles. |
•. Assistir a um jogo de futebol televisionado, fazer anotações, e nos intervalos |
fazer um retrospecto dos melhores lances. Assistir a um jogo televisionado fazer anotações sobre os nomes dos times participantes especificando quem era o mandante e o visitante, descrevendo os melhores lances, autores dos gols, jogadores punidos com cartões amarelos e/ou vermelhos, nome do técnico, nome do estádio, nome do campeonato e situação dos times participantes do jogo na classificação do campeonato. Apresentar durante a instrução. |
Tarefas Extras: |
• Fazer uma visita a um estádio de futebol em um dia que não haja jogo e conhecer suas dependências. |
• Organizar um torneio de futebol, na modalidade de sua preferência, entre sua tropa ou alcatéia, outros grupos escoteiros e convidados, com no mínimo quatro times. |
• Atuar como árbitro em um jogo de futebol de campo e um de salão. |
Oratória |
Escolher 3 assuntos de atualidades e se informar sobre eles. |
História do Escotismo |
Quem foi Bp? |
O que significa as cores de meu lenço escoteiro? |